Na vida, muitas vezes nos sentimos presos por expectativas e normas que nos cercam, estabelecidos por diversos valores impostos desde que surgimos. A beleza, a moda e a arte trazem ferramentas ao qual fazem com que consigamos nos libertar de muitas correntes.
Se pensarmos que a beleza (digo aqui a beleza física) está em todos os lugares, mesmo sendo relativa aos seus olhos e aos dos outros que nos veem, deixam sem fôlego e até mesmo dentro de nós mesmos.
Quando celebramos a nossa beleza, estamos nos libertando da pressão de nos encaixarmos em padrões irreais e pseudos normais, impostos e aos quais nos colocaram em lugares que na maioria das vezes não pertencemos. Não importa nossa aparência, cada um de nós é belo à sua maneira única. Nossa identidade, é refletida e interligada ao nosso ser.
Cada pessoa é um universo. Cada pessoa tem seu valor. E estas características, de conhecimento pessoal, conseguimos e descobrimos quando nos damos as oportunidades, e aqui coloco no plural, de elevarmos a nossa autoestima.
Reconhecendo que a beleza está em toda parte e em todas as formas. Vamos celebrar a diversidade de corpos, rostos e estilos. Desafiaremos os padrões de beleza, permitindo a sensação de liberdade. Este é o caminho que irá permitir que você se sinta livre para aceitar e amar a si mesmo do jeito que é.
Moda, é como uma tela em branco onde podemos expressar quem somos. Também nos traz ferramentas de transformação. Não é vestir-se com o que combina, e sim com o que nos favorece. Usar roupas que nos fazem sentir confiantes e confortáveis é uma forma de nos libertarmos das expectativas dos outros, dos julgamentos dos outros, do olhar errado sobre nossa essência, ao qual os outros fazem de nós.
Podemos misturar estilos, cores e tendências de acordo com nossa própria vontade, criando uma expressão autêntica de nossa personalidade. Utilize a moda como uma forma de expressar quem você é. E ponto!
Ao escolher suas roupas com base no seu gosto e estilo pessoal ao qual se identifica, e não nas tendências ditadas pela mídia, você está se libertando das expectativas e julgamentos externos. Seja ousado. Experimente diferentes estilos. Crie sua própria identidade visual.
A arte é uma poderosa ferramenta de libertação. Quando criamos ou apreciamos arte, estamos explorando novas maneiras de ver o mundo e expressar nossas emoções.
Subjetivamente, quando vemos uma escultura, ouvimos uma canção, admiramos uma paisagem (a arte da natureza e suas harmonias e cores saturadas), e isto nos toca ou emociona de uma forma singular, é um caminho que nos faz nos sentir bem. E este sentir bem, provindo do nosso interior, é uma libertação.
Através da arte, podemos desafiar ideias antigas e abrir espaço para novas perspectivas. Ela nos lembra que a liberdade está em nossa capacidade de imaginar e criar.
Ao envolver-se com a arte, permita-se explorar suas próprias emoções e pensamentos. A arte pode ser um espelho para a sua própria jornada de autoconhecimento e aceitação. Ao criar ou apreciar arte, você está se libertando para expressar sua individualidade e perspectiva única.
Aí pergunto: como trabalhar, ter vida social, lidar consigo mesmo, vencer desafios do dia a dia e ser feliz?
Partindo do termo japonês Ikigai: Descreve a razão por que alguém levanta da cama todos os dias, ou seja, sua motivação para viver. Penso e reflito que há uma motivação para existir.
Tudo isso podem parecer tarefas difíceis, porem se houver organização (planejando o tempo de forma eficiente), equilíbrio ( não sobrecarregando as ideias, pensamentos, comportamentos e atitudes), conhecendo suas próprias necessidades e limitações (aqui entra o momento de respirar e perguntar e fazer perguntas para si mesmo) e tendo como foco a resiliência, encarando desafios como oportunidades para seu próprio crescimento, mantendo sempre o otimismo e pensando de forma positiva e acreditando em si mesmo.
Cuidar de você, é um caminho certeiro para se trabalhar a autoestima.
Atraia Relacionamentos positivos, dento do círculo de convivência. Ignore e se afaste de relacionamentos tóxicos. Estes jamais irão acrescentar absolutamente nada de positivo para sua evolução
E por último, pratique a gratidão. Do mesmo modo que não colocamos lixo na boca, jamais devemos colocar lixo no coração.
De um todo, a liberdade através da beleza, moda e arte está em abraçar a diversidade, celebrar a individualidade e desafiar as normas estabelecidas. É sobre encontrar nossa voz única e nos expressarmos de maneira autêntica, sem medo do julgamento ou da rejeição.
A liberdade através da beleza, moda e arte está em abraçar a diversidade, celebrar a individualidade e desafiar as normas estabelecidas.
É sobre encontrar nossa voz única e nos expressarmos de maneira autêntica, sem medo do julgamento ou da rejeição.
Bernardo Lins