PROJETO DIVAS 18/05/2016

COORDENAÇÃO BERNARDO LINS

CONFIRA A MATÉRIA NO PORTAL DO SENAC: MULHERES EM LUTA CONTRA O CÂNCER GANHAM DIA DE DIVA

 

 

“Essa tarde me rendeu uma experiência mágica. Fiquei linda nas mãos dos maquiadores e nos cliques para as fotos. Eles nos deram atenção e carinho, fazendo com que eu me sentisse uma verdadeira diva.”

 

O motivo da empolgação é que Eliane Martins durante uma sessão de maquiagem e fotos oferecidas pelos alunos do curso Maquiador do Senac Santana a mulheres em tratamento oncológico do projeto Divas. Realizada em 25 de abril, a atividade teve o apoio de estudantes do Técnico em Processos Fotográficos.

 

Com sede no Instituto Brasileiro do Terceiro Setor, o projeto Divas oferece oficinas, terapias alternativas, orientação jurídica e rodas de conversas para que pessoas com câncer compartilhem suas experiências e se fortaleçam. 

 

Segundo Bernardo Lins, docente do Senac Santana e coordenador da atividade, os maquiadores receberam orientações específicas para o atendimento. “Os tratamentos de câncer podem enfraquecer o sistema imunológico. Por isso, cuidados especiais devem ser tomados na hora de maquiar e escolher os cosméticos e produtos”, explica. 

 

Cada participante ganhou higienização do rosto, preparação da pele, correção de sobrancelhas e maquiagem. Os estudantes também deram dicas sobre ressecamento, uso de protetor solar e automaquiagem, sempre alertando para a necessidade de autorização médica.

 

“Não sabemos em que ponto está o processo de recuperação das pacientes, por isso a constante recomendação de conversar com os médicos sobre produtos e procedimentos”, afirma o docente.

 

Para os maquiadores, foi uma oportunidade de perceber o poder da profissão. “Participar do projeto divas foi muito esclarecedor e emocionante. Você ter noção de sintomas, breves informações sobre os tratamentos e efeitos é diferente de estar diante da realidade, diante da luta diária dessas guerreiras”, destaca a aluna Raquel Camelo.

 

Já para a aluna do curso Técnico em Processos Fotográficos Ana Paula Furtado, “Vimos a grandiosidade de uma maquiagem. Feita com carinho, ela pode mudar o dia de uma pessoa. Elas chegaram receosas e saíram animadas. Foi apaixonante”.