Para começar é importante destacar o cuidado em escolher corretamente os produtos para contornar e iluminar o rosto.
O uso de produtos em excesso irão deixar sua maquiagem totalmente descaracterizada pois estamos tratando aqui de maquiagem social, e não de maquiagem artística ou performática, que são outros conceitos.
O objetivo é obter um rosto levemente marcado e uma bela luminosidade.
Sendo assim é fundamental compreender o que é o efeito de luz e sombra.
Atualmente há no mercado diversos produtos para esses resultados. Para as correções cujo efeito seja o de diminuir o volume da área escolhida sugerimos um ou dois tons mais escuros que o tom da sua pele. Para iluminar, um ou dois tons mais claros, lembrando que o uso do iluminador irá destacar as áreas escolhidas.
Você pode utilizar pinceis e esponjas apropriadas (esfumando e espalhando uniformemente) ou até mesmo um aerógrafo. Quanto mais escuro, mais marcado ficará o efeito, e quanto mais claro produzirá um excesso de reflexo da luz.
Caso seja feita a opção de realizar este processo com base liquida, corretivo ou base cremosa, prepare antes a pele higienizando, utilizando primer, corretivo (caso haja necessidade)e base no tom da pele.
Faça o contorno e utilize o iluminador nas áreas que desejar e depois sele levemente com um pó no mesmo tom da pele.
Se preferir realizar esse processo com pó de contorno e iluminador (pó, liquido, bastão, etc.), prepare antes a pele higienizando, primer, corretivo (caso haja necessidade), base e sele com pó no mesmo tom, e depois faça o contorno e o iluminador.
Utilize os produtos corretos pois outros materiais podem conter pigmentos em excesso e o resultado será comprometido.
Não vemos necessidade de camadas em cima de camadas pois resulta em maquiagem pesada, assemelhando-se a uma máscara.
Bernardo Lins